quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O Natal


Então é Natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez”

O Ano de 2.014, está chegando ao final, ao decorrer passaram muitas datas, carnaval, dia das mães, copa do mundo, dia dos pais, dia das crianças e em fim o Natal.

Muitos perguntam: - Espírita comemora o Natal?

Precisamos entender o que é comemorado no Natal, de forma simples é o nascimento de Jesus.

Não vou entrar nesse texto sobre assuntos técnicos, como semântica, arqueológica, cultura etc.

Antes de aprofundar sobre o que significa o Natal para os Espiritas, precisamos entender quem é Jesus para nós.

Jesus nas religiões cristãs...

(Pausa)

Espiritismo não é Cristão? Pelo aspecto ético-moral que Jesus, pregava, SIM, Espiritismo é Cristão, reconhecendo Jesus, como Deus; NÃO.


Respeitamos as religiões que enxergam Jesus como criatura divina, não estamos aqui para julgar e, sim mostrar a diferença sobre a nossa visão

Jesus é um Espirito como nos, ele passou pela mesma evolução como nos estamos passando. No Livro dos Espíritos é dito, que todos nós devemos passar pelo mesmo processo evolutivo, caso Jesus fosse feito diferente de nós. não precisando passar pelo mesmo processo evolutivo, Deus, não seria bom e justo, estaria preferindo uns e preterindo outros.

Jesus é o Espirito de maior referencia, pelos seus ensinamentos, suas atitudes, ao qual sabemos que passou pelo nosso planeta.

O Planeta Terra, têm cerca de 4,6 bilhões de anos, em nossa literatura Espirita, consta que antes da criação do nosso planeta, Jesus já era um Espirito de grande elevação, podemos então mensurar que seja um espirito muito antigo, ao qual já passou por inúmeras encarnações antes de atingir essa plenitude.

Os Espíritos nos dizem que a nossa evolução é quase infinita, Jesus, também disse que poderíamos fazer igual ou melhor do que ele, quando ele faz essa afirmação, podemos entender que iremos chegar ao mesmo estágio evolutivo ou maior do qual ele estava.

Até onde podemos evoluir ainda é uma incógnita.

Comemorar uma data em homenagem a Jesus, fica um pouco vago do que realmente seria essa comemoração.

É comemorar como se ele fosse diferente de todos nós, uma data, uma festa, seus ensinamentos?

Muitos dizem: -É refletir sobre o que Jesus nos ensinou!

Pergunto: Refletir sobre seus ensinamentos, precisa de uma data especifica? Não deveríamos fazer isso com maior frequência?

O Natal, virou um consumo em excesso de bebidas, presentes, comidas. Será que Jesus, gostaria de tudo isso?


Vou terminar o texto deixando sem resposta a pergunta sobre o que é o Natal, vocês que deverão refletir sobre o que deve ser o Natal.

Para reflexão, deixo essa linda e emocionante mensagem de Divaldo Franco.



Felipe Augusto
Moderação Espiritismo de Cada Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário