terça-feira, 6 de maio de 2014

Evolução Espiritual

Por: Espíritismo de Cada Dia

Queremos destacar a importância do cuidado das pessoas com o seu semelhante, mostrando que a sua postura diante da sociedade tem um grande impacto para a Evolução no nosso Planeta, sua postura por mínima que possa parecer tem um enorme reflexo.

Podemos destacar dois pontos:

Primeiro: Caráter individual, onde o espirito percorre ao seu tempo e a sua maneira evolutiva.

Segundo: Caráter coletivo, onde o individuo inserido na sociedade faz o seu progresso dentro dela e junto a ela.

Não podemos esquecer que um é a extensão do outro. 

O progresso individual é uma forma onde o Espirito procura recursos para o seu progresso, indiferente de onde esteja.
Encarnado em uma família de criminosos, onde todos cometem o habito do roubou e por algum motivo esse espirito passar a não mais compactuar com esses maus hábitos, tenta modificar também os familiares, não conseguindo parte em busca de novos objetivos, rompe aquele circulo e vai em busca do seu progresso.
Esse seria o individual, indiferente da opinião dos familiares, não foi algo que o impediu de abandonar a prática do roubo e buscar o caminho do bem.

O Progresso coletivo seria o espirito que partiu daquela família, pois, não compactuava mais com os roubos e não conseguiu modificar os hábitos dos parentes, utiliza de sua experiência de vida, instruindo outros encarnados a não cometerem o roubo. ele auxilia também as outras pessoas através do sua evolução individual, contribuindo com a coletiva

Utilizaremos uma questão do Livro dos Espíritos para melhor compreensão

169. O número das encarnações é o mesmo para todos os Espíritos?

 — Não. Aquele que avança rapidamente se poupa das provas. Não obstante, as encarnações sucessivas são sempre muito numerosas porque o progresso é quase infinito. 

 Chico Xavier, militante Espírita, assim como todos nós, tinha uma programação encantatória, no caso de Chico, alguns dizem que ele teria uma missão, (discutiremos a palavrão missão em outro post), mesmo com todas as qualidades, Chico, não era um Espírito perfeito, com toda a sua boa vontade e amor, estava em evolução como nós.
Encarnado o médium mineiro, trouxe com os seus fenômenos mediúnicos, milhares de adeptos para o Espiritismo, com os seus ensinamentos e sua missão, trilhou o seu caminho evolutivo individual, confortando os corações de familiares e influenciando também na evolução de milhares de pessoas, com suas palavras, com a prova da continuidade da vida, portando fez a sua evolução individual e auxiliou na coletiva.

Kardec, quando codificou os ensinamentos Espíritas, influenciou várias pessoas, sem a base doutrinária, não teríamos o trabalho do grande Chico Xavier, nem do Divaldo e outros médiuns espalhados pelo mundo

As pessoas reclamam que a sociedade não evolui, na verdade quem evolui são as pessoas.

Não dá pra pensar em evolução coletiva sem pensar na evolução individual e a individual sem analisar a coletiva, caso contrario, não necessitaríamos passar por um mundo de provas e expiações, não tínhamos a necessidade de conviver em uma sociedade, construir um lar, família, reprodução, por tanto não necessitaríamos existir.

Equipe do Blog Espiritismo de Cada Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário