quarta-feira, 14 de maio de 2014

Doenças: Uma Abordagem Espírita

Por: Espiritismo de cada dia 

Nesse texto, iremos abordar um conteúdo muito discutido; as doenças, faremos uma ligação do tema com a Doutrina Espírita de forma simples, mostrando que as doenças não são punições de Deus ou foram causadas pelo mal. Não iremos catalogar doença por doença, muito menos explicar a forma detalhada da ação de cada uma,  mas, procurar co-relacionar o mundo Espiritual x Material, sem mistificação, crendices, exemplificando que as descobertas científicas contribuem com os alicerces Espíritas. Procuramos com esse tema suavizar a visão que as doenças são somente sofrimento  e que através dela, Deus, nos da a oportunidade de evolução, como no ditado; Pegue um Limão e faça dele uma limonada, queremos dizer; Pegue a doença e tente ver o lado bom
Nosso blog busca trazer de forma simples os Ensinamentos dos Espíritos, mesmo assim, os leitores nem sempre conseguirão compreender o que é dito aqui, pois, não têm a leitura básica da Codificação Espírita, indicamos ao menos a leitura do Livro dos Espíritos, que iremos disponibilizar o link para download.

Chegada ao centro Espírita

Chegando ao centro Espírita, os doentes procuram a sua cura, acreditam que o médium ou os Espíritos tem uma resposta pronta, lembramos que o único detentor de todas as informações é Deus, nem sempre os Espíritos tem todas as informações necessárias e a espiritualidade superior não fica falando dos aspectos íntimos dos outros.

- Somente Deus possui todas as respostas.
-Os Espíritos não têm todos os registros.
-Os Espíritos quando têm a informação nem sempre devem dizer.
-As informações quando repassadas ao médium, muitas vezes é para estudo de causa, vem com a instrução de não ser repassada para o assistido (paciente).
-Muitas vezes quando é informado sobre a causa de sua doença através do médium, o paciente não aceita ou não acredita.
Quando escutamos a palavra doença, pensamos imediatamente em dor, sofrimento, angústia, isso é compreensível, ninguém gosta de ficar doente, mas, alguns têm uma visão muito reducionista, pequena, acreditam que o motivo da sua doença é pela vontade de Deus, culpam o sobrenatural, dizem que é obra do Diabo ou dos maus Espíritos. 

Uma doença, ainda mais quando é grave, traz consigo uma mudança de hábito, humor entre outras; acreditam que isso foi causado por um castigo divino, pecado, chegando ao absurdo de dizer que o nascimento de uma criança doente foi uma vontade divina ou um castigo para seus pais pelo pecado cometido.
Esse pensamento de um Deus; cruel, vingativo, que abandona seus filhos deixando-nos entregue as maldições, foi o que fez muitos de nós afastarmos os nossos pensamentos do Criador, esse pensamento faz com que muitos se desesperem ainda mais com a sua doença ou a de familiares, praguejando contra si mesmo ou contra Deus, piorando muito a sua maneira de lidar com a doença.
Deus é justo, criou todos os Espíritos iguais, simples e ignorantes, onde deveriam trilhar o seus progresso, com tentativa e erro. 
Quando é creditado a Deus, a criação de uma criança doente e outra não, seria algo incoerente. A incoerência está na visão humana, não em Deus, pois muitos procuram se manter na ignorantes por comodismo ou enganar aos outros utilizando de um Deus, severo e punitivo para ter benefícios próprios como por exemplo; dinheiro.
O Espiritismo vem clarear esse pensamento obscuro e trazer as informações as almas sedentas pela verdade.
Quando um Espírita ou outra pessoa diz que o motivo de sua doença está ligado por uma vida passada ou porque fez algo e agora está pagamento, falando isso sem o conhecimento de causa, está sendo imprudente, porque o motivo de uma doença pode ser variado, não é algo rígido, explicaremos melhor ao decorrer do texto e poderão analisar que as doenças nada têm haver com punição divina.
Cada um têm sua individualidade, uma pessoa não é igual ou pensa de forma idêntica como a outra, portanto, não se pode ter um diagnóstico fechado ou igual para todas.
A doença existe e agora? Vamos sentar e chorar? Praguejar contra Deus e culpar a si mesmo? Sem dúvida, nada disso irá ajudar, muito pelo contrário, vai piorar, devemos então procurar o tratamento médico e se possível também um tratamento Espiritual, em um lugar sério, que tenha como foco os ensinamentos do bem, do amor e da caridade.
Somos todos Espíritos, seja encarnado (plano material), ou desencarnado (plano espiritual)
O Espírito em sua existência já teve milhares de encarnações, seja na Terra ou em outro planeta, na época de Jesus, Descobrimento do Brasil ou agora; não importa, o Espírito é o mesmo, o que muda são as experiências de cada encarnação.
Antes de começar a abordagem mais profunda, precisamos definir algumas coisas.
Existe o Espírito, Perispírito e o Corpo Físico.

Resumidamente o Espirito é imaterial, Perispírito semi-material e o Corpo Físico Material.
De forma básica para os mais leigos no assunto: O Perispírito seria o envoltório do Espírito, que liga a matéria ao corpo.
Perispírito 

perispírito é semi-material, portanto, nem 100% imaterial e nem 100% material, seriam aos nossos olhos uma substância vaporosa, gasosa, onde os Espíritos dizem que ainda nos faltavam elementos para entender do que seria constituído o Perispírito
Na questão 94 do OLE (O Livro dos Espíritos), somos informados que a substância modeladora do Perispírito seria retirada do Fluído Universal de cada Planeta, ou seja, dependendo do mundo em que habitamos o nosso envoltório é mais grosseiro ou mais sutil, mudando conforme a nossa evolução.
Existe a lei de ação e reação, para toda ação teremos uma reação, por exemplo;  pego a água e jogo em um papel, ele ficará molhado, a ação seria jogar a água, a reação seria o papel ficar molhado.
Perispírito é a ligação com a matéria, quanto mais grosseiro, mais próximo será da matéria, quanto mais sutil, mais afastado da matéria, não é algo estático,têm uma plasticidade, ele vai mudando a sua estrutura ao decorrer das nossas encarnações. 
Nossos hábitos e pensamentos, influenciam na sua plasticidade (não entraremos na discussão mais profunda e técnica sobre o Perispírito, não é nosso foco, porquê confundiria o leitor nesse momento), de forma muito básica podemos dizer que o corpo é o reflexo do Perispírito.
Doenças Adquiridas:
Quando fumamos, bebemos, ingerimos alimentos gordurosos, somos sedentários, seria uma ação de agressão ao nosso corpo, a reação seria adquirir uma doença, uma lesão.
Alguns exemplos de complicações
-Fumar:
Câncer, problemas respiratório,
- Bebida:
Problemas no fígado, complicações no aparelho digestivo
-Alimentos gordurosos:
Obstrução de artéria. Infarto, sequelas por toda a vida
-Má Postura:
Problemas articulares, desgaste da cartilagem, hérnia, dor
A questão seria: Foi um castigo de Deus, ou algo que você adquiriu? Um problema relacionado a uma Encarnação anterior, ou adquirida nessa?
Não podemos descartar a possibilidade de uma doença estar ligada a uma encarnação passada.
Doenças genéticas
O Espiritismo diferente das outras religiões não vai contra a ciência, muito pelo contrario.
Charles Darwin, quando falou sobre a Evolução das Espécies, disse que os seres vivos tem a capacidade de mudar a sua estrutura para adaptar-se ao ambiente e as mudanças que ocorrem.
Está provado quando o corpo tem uma agressão por um agente interno ou externo, tenta se adaptar, as células sofrem alterações, podendo ser reversivas ou não.
Quando o individuo fuma, ele está agredindo seu corpo, mudando a estrutura celular de forma reversível ou irreversível, poderá causar uma neoplasia (câncer) ou morte celular.
Alguns indivíduos podem fumar por anos e não adquirir um tumor e morrer por outros motivo.
Lembrando que o Perispírito está ligado a matéria e tem uma plasticidade, o corpo sendo um reflexo do Perispírito, ambos tem uma ligação, a modificação do corpo para adaptar-se a agressão, ocorre simultaneamente com o Perispírito.
A pessoa pode não morrer de um câncer provocado pelo cigarro, mas o tecido pulmonar dele está alterado.
Vejamos a questão 150 do OLE, os Espíritos nos dizem que quando o individuo morre ele conserva a sua individualidade e que guarda a sua aparência da sua última encarnação: através do fluído que lhe é próprio, seu Perispírito.
Sabendo que a modificação no corpo, também se dá no Perispírito e morrendo ele retorna para o mundo Espiritual, conservando as suas características físicas, podemos fazer algumas conexões com as doenças genéticas.
Doenças Genéticas:

O individuo têm uma alteração no DNA, tendo uma pré-disposição a desenvolver a doença. 
O ponto de Start para que a doença se desenvolva ao longo da vida ainda cientificamente não têm uma definição, podendo ser um estimulo ou algo parecido onde a doença irá se manifestar.
Antes de encarnar, muitas vezes o Espírito sabe do planejamento Espiritual, em qual família irá nascer, quem serão seus pais, ele quem escolhe o gênero das provas que irá passar.
Como diz a questão 259 de OLE, o Espírito escolhe as provas em um caráter geral, as particularidades que acontecem ao decorrer da vida, o Espirito não pode prever, pois, muitas vezes são provocadas pela nossas mudanças no trajeto, consequência das nossas próprias ações fora da programação, previstos são apenas os fatos principais.
O Espírito sabe que por consequência de uma encarnação anterior nasce com uma pré-disposição a adquirir determinadas doenças, por algum estimulo diferente ou se continuar com os hábitos de suas encarnações passadas.
O cigarro e bebida por exemplo, podem causar a alteração genética em uma célula, essa irá se multiplicar com um erro no DNA, podendo provocar o câncer entre outras alterações celulares.
A doença pode ser encarada como uma evolução do Espírito, por exemplo; alguém que têm um pré-disposição a desenvolver a diabetes, terá que ter um cuidado maior com seu corpo, conhece-lo melhor, algo que possivelmente pode não ter ocorrido em outra existência corpórea.
Doenças Hereditárias e Doenças Congênitas
Doenças Hereditárias, são alterações genéticas passada através dos progenitores, ou seja; dos pais para os filhos, de geração em geração, exemplo; câncer de mama, alcoolismo, não quer dizer que por ser hereditário o individuo irá desenvolver a doença, ele poderá ou não desenvolver.
As doenças congênitas não são hereditárias, porém, já estão presentes no individuo, se manifestando já na gestação ou até um mês depois do parto, provocada por acidentes na gravides, agentes químicos, contaminações da mãe, gerando uma má formação no feto ou recém-nascido, um exemplo: Anomalia Congênita, seria a Anencefalia, não formação do cérebro no feto.
O Espírito ele têm o livre-arbítrio, lembrando que tudo têm uma ação e uma reação, um individuo que praticou o suicídio em um outra existência dando um tiro na cabeça por exemplo, destruiu seu cérebro, lesou o Perispírito de tal forma que na próxima encarnação poderá nascer com Anencefalia, problemas psicológicos ou caso utilize de veneno, poderá nascer com uma anomalia digestória.
O Espírito só evolui ao vencer seus vícios e dificuldades, alguém que foi alcoólatra em uma existência anterior, precisa vencer esse vício, tendo consciência da sua dificuldade, pode solicitar nascer em uma família de pais alcoólatras, para que sinta repugnância ao vicio de beber e não se entregue, tendo a possibilidade de entregar-se também ao álcool novamente. 
Alguém que não cuidou do coração corretamente em uma existência passada, pode nascer em uma família onde doenças cardiopatas são hereditárias, sabendo dessa herança, têm a obrigação de adquirir hábitos saudáveis. A Espiritualidade neste caso através da ciência, mostra os risco de continuar com os maus hábitos, podendo leva-lo fatalmente a uma doença cardíaca.
Concluímos que as doenças são causadas por vários motivos, são de responsabilidade nossa, podendo ser a reação de nossos desvios ou possibilitando uma aceleração da nossa evolução, mesmo que por vias dolorosas.
Nossa equipe mostra a dificuldade de saber o motivo de uma doença, na realidade, não é importante saber se a doença têm relação com uma existência anterior, de qualquer forma ela deverá ser tratada ou amenizada agora. 
Prender-se ao passado ou querer adivinhar o futuro, nada tem de interessante se não soubermos viver e analisar o presente.
 Equipe do Blog Espiritismo de Cada Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário